A Maçonaria utiliza um termo, muito próprio, para designar a figura de Deus. Eles o chamam de Grande Arquiteto do Universo, ou pela sigla, G.A.D.U.
Bem, começa então mais um levante conspiratório anti-maçônico. É fácil achar na internet religiosos fanáticos interpelando maçons com perguntas capciosas do tipo “Sim, mas quem é GADU?”, via de regra o maçom humildemente tenta explicar “GADU é um termo genérico, que nós maçons usamos para nos referir a Deus, servindo tanto para muçulmanos, cristãos, judeus ou qualquer outro de qualquer religião." Os religiosos começam com saltos indutivos “Ah, então GADU são vários deuses?; Ah, então GADU é um deus genérico?; Ah, então GADU é o deus da maçonaria?”. Já vi maçons em sais justas, quando perguntam "Então me responda, GADU é o Pai de Jesus Cristo, que também é Deus?" mas, mesmo desconcertado, o maçom cristão explica “Para mim sim, para o Judeu, não”.
Bem, deixemos de lado esse debate capcioso.
Sugiro uma reflexão. Qual é a diferente entre os termos “Deus” e “Grande Arquiteto do Universo”? Bem “Deus” não é o nome de Deus, obviamente. Nem do cristão, nem do judaico, nem de religião nenhuma. Deus é um adjetivo comum, que toda religião usa para designar seu Ser Supremo. Judeus usam a palavra Deus, cristãos usam a palavra Deus e até religiões que O nomeiam — Javé, Jeová, Alá ou os 72 nomes de Deus da Kabbalah Judaica — também usam a palavra "Deus". Então, fica o questionamento: qual é a real diferença entre "GADU" e “Deus”, ou “Pai Celestial”, ou qualquer outro termo, sempre genérico, para designar o Ser Supremo de cada religião? Nenhuma diferença no termo. Mas há de se perceber qual é a diferença que tanto move aqueles debates.
A diferença é a postura. Enquanto os maçons estão preparados para aceitar que o conceito de Deus é diferente pra cada um, eles sabem lidar com estas diferentes definições. O termo especifico — GADU — só é para ligar a ideia de Deus ao universo simbólico maçônico, que é de construtores e arquitetos. Assim como Senhor dos Exércitos, para as tribos guerreiras de israel ou Pai Celestial, ou Senhor dos Senhores, ou qualquer outro dos tantos "nomes" de Deus usados pelas diversas religiões.
É sempre perigoso aceitar as premissas do debatedor adversários.
5 de maio de 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário